Dentro da terapia psicanalítica a sequência emocional assume importante papel na análise dos problemas e sintomas trazidos pelo paciente.
Ela começou a ser formulada por Freud e está espalhada nas suas diversas publicações.
A sequência emocional é um modelo que designa uma série de emoções e sentimento que formam um encadeamento de consequências que pode girar infinitamente, caso não seja solucionada, na vida de uma pessoa deixando a sensação de algo nunca resolvido.
Eis a sequência emocional:
Quando uma pessoa não tem o seu DESEJO satisfeito entra num estado de FRUSTRAÇÃO que leva ao ÓDIO e sua consequente ação, ou seja, a DESTRUIÇÃO (Ação do ÓDIO). A partir daí surge a CULPA (sentimento de) que vai gerar a AUTOPUNIÇÃO (ou Autossabotagem) que leva à necessidade de REPARAÇÃO.
Esquematicamente:
Esquematicamente:
DESEJO
I
FRUSTRAÇÃO
I
HOSTILIDADE
I
DESTRUIÇÃO
I
CULPA
I
AUTOPUNIÇÃO
I
REPARAÇÃO
A sequência emocional pode não se fechar com um processo de reparação, levando a pessoa a viver novamente os mesmos sentimentos quando de uma nova experiência que se associa à representação da vivência anterior.
Mas como isso é possível?
Veremos nas próximas postagens mais detalhes de cada um desses elementos da Sequência Emocional e a resposta a essa pergunta.
(Evandro Marcon - Psicanalista)
(Evandro Marcon - Psicanalista)